Trump e as taxas sobre aço e alumínio

Trump e as taxas sobre aço e alumínio

Hoje o presidente dos Estados Unidos acordou mal-humorado. Logo pela manhã no horário local, tweetou que aumentaria as taxas do aço e do alumínio provenientes do Brasil e da Argentina, pois os países estariam desvalorizando, de forma artificial, suas moedas.

O argumento é risível, além do dólar estar se valorizando em face de moedas de diversos países, o Banco Central brasileiro quando agiu sobre o câmbio, e o fez de forma tímida, foi com o objetivo de impedir uma valorização ainda maior do dólar em face do real. Além do mais, as exportações brasileiras já estavam limitadas a uma certa quantidade anual antes da incidência das taxas – limite que o Brasil vinha respeitando.

Em alguns mercados a taxação é apenas um tiro no pé – os Estados Unidos não possuem fornecedores substitutos adequados e terão como resultado, somente, o aumento do custos dos produtos no mercado norte-americano. Considerando o mercado como um todo a produção atinge 80 milhões de toneladas/ano enquanto o consumo atinge 100 milhões. Ou seja, uma medida populista que não teve todos os seus impactos plenamente calculados.

O curioso é que a maior siderúrgica brasileira, Gerdau, na realidade, vai se beneficiar da taxação. A Gerdau é a terceira maior siderúrgica norte-americana, através de sua subsidiária Ameristeel, e vai se aproveitar do aumento do preço do aço no mercado norte-americano que, certamente, irá ocorrer após a taxação. Entre as empresas brasileiras, em um primeiro momento, a mais prejudicada parece a Usiminas, embora a CSN também vá sofrer os efeitos da taxação. No mercado nacional, a taxação pode adiar ou até mesmo diminuir potenciais reajustes do valor do aço planejados pelas siderúrgicas para o próximo ano, já que a ociosidade de suas plantas no Brasil deve aumentar.

O presidente brasileiro ainda deve tentar algum contato com Trump para a taxação não ocorrer, mas, não há como prever se essa intervenção será bem sucedida.

Logo, em resumo, apesar da notícia parecer ruim ela pode até ser considerada positiva à Gerdau, embora seja negativa para Usiminas e CSN.

Deixe uma resposta

Fechar Menu